Cerimônia e palestra encerram as comemorações de aniversário da Cead 1 de setembro de 2016

Comemoracao_15_anosA Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV comemorou seus 15 anos, na noite desta quarta-feira (31), com uma cerimônia que culminou na palestra Tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino superior, ministrada pela professora Dênia Falcão, diretora e pesquisadora

da Inova Práticas Educacionais e pioneira no Brasil em cursos a distância via internet. Antes da palestra, algumas pessoas que participaram da história da Cead deixaram registradas suas lembranças, fazendo referências a ações e nomes de quem passou pelo órgão.

O pró-reitor de Ensino Frederico José Vieira Passos, diretor da Cead de 2006 a 2015, e representante da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares na cerimônia, fez uma relação de sua trajetória profissional com a evolução da tecnologia, sobre a qual se disse sempre atento, o que acabou o influenciando no que pensa hoje como educador. Ele lembrou as primeiras iniciativas da UFV no uso de tecnologias no ensino e a criação e evolução da Cead, que, de acordo com sua avaliação, “dispõe de uma invejável estrutura de recursos humanos e de equipamentos para capacitar e permitir que os professores da Universidade deem um salto do presente para aquilo que já não é mais futuro, mas realidade atual”.

Para o pró-reitor, o futuro da universidade está relacionado a um tempo menor em sala de aula e a materiais didáticos de qualidade que motivem o aprendizado. Por essa razão, considera que ele passa pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, pela Cead. O professor fez referências a nomes importantes da história do órgão, como o seu primeiro coordenador, o professor aposentado Flávio Couto, e, mais recentemente, o arquiteto Aguinaldo Pacheco, falecido no início do ano, que fiscalizou e acompanhou a construção do prédio, onde a Cead funciona desde 2013.

A professora Tereza Angélica Bartolomeu, coordenadora do curso de Economia Doméstica, também lembrou nomes e fatos vivenciados durante os três anos (2003 a 2006) que coordenou a Cead, para onde levou experiências vividas durante seu mestrado e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela comentou sobre o grande desafio que foi ajudar a organizar o órgão não somente pela estrutura pequena e poucos funcionários, mas também em função da resistência dos docentes com as tecnologias. Assim como o professor Frederico, ela também mencionou o “nascimento”, no início dos anos 2000, e a evolução do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFV, o PVAnet, um dos mais avançados, se comparado a outras instituições.

Publico_comem_15 anosA atual diretora da Cead, a professora Silvane Guimarães Silva Gomes, destacou o novo cenário de desenvolvimento acadêmico e de inovação no qual as metodologias de ensino-aprendizagem estão enriquecendo a educação. Ela comentou sobre o orgulho de participar deste cenário na UFV, onde atua desde 2005. A coordenadora da Cead lembrou ainda que, ao longo de 15 anos, coube aos coordenadores que passaram pelo órgão fazer projetos e parcerias importantes. “Sem dúvida nenhuma, hoje a Universidade tem um novo olhar sobre o uso das TICs no processo educacional e muito disso se deve a cada um dos coordenadores da Cead, no seu tempo”. A partir de uma citação do escritor Augusto Cury, disse estar certa de que ela e toda a equipe da Coordenadoria ainda irão “aprender muito, desaprender e reaprender a cada dia”.

No final do evento, foram entregues placas aos ex-diretores da Cead, os professores Frederico José Vieira Passos e Tereza Angélica Bartolomeu, que participaram da mesa da cerimônia juntamente com as professoras Dênia Falcão e Silvane Gomes e o jornalista do órgão João Batista Mota, coordenador do setor de edição de conteúdo.

Sobre a Cead
A Cead foi criada em 8 de agosto de 2001. Suas propostas originais – ainda atuais – era de desenvolver ações variadas e permanentes no apoio aos professores que pretendiam atuar com educação a distância e produzir materiais didáticos interativos. Além disso, pretendia disseminar o uso das TICs na prática docente.

De lá para cá, muita coisa mudou. A começar pela própria localização e instalações. No início, estava sediada em poucas e pequenas salas do Centro de Ensino de Extensão. Em 2013, mudou para um prédio projetado especialmente para comportar toda a sua equipe em cada uma de suas áreas de atuação. Isso sem falar dos equipamentos, mais modernos e adequados à sua produção.

Nesses 15 anos, a Cead realizou muitos cursos na modalidade a distância, para públicos e áreas variadas, sempre procurando introduzir criatividade na didática do dia a dia. Para isso, contou com o apoio de parceiros do Brasil e do exterior, como os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, além da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

(Adriana Passos – Foto: Daniel Sotto Maior/ CCS-UFV)