Notícias


Concluintes de pós-graduação a distância recebem certificados da UFV em Conceição do Mato Dentro 6 de março de 2024


Dezenas de participantes da cerimônia de pé, lado a lado, segurando pastas pretas com o brasão da UFV em dourado.

Mais de 40 profissionais concluíram a pós-graduação

Representantes da UFV estiveram em Conceição do Mato Dentro (MG), na última sexta-feira (1º), para a cerimônia de entrega de certificados aos concluintes da pós-graduação lato sensu em Administração Pública, que, desde setembro de 2022, estava sendo oferecida pela instituição no polo de Ensino a Distância daquele município.

O curso foi o primeiro de pós-graduação previsto no convênio assinado, em 2019, pela UFV, por meio da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), com a prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Seu objetivo foi qualificar os participantes para o exercício de atividades administrativas e gerenciais.

Concluíram a pós-graduação 42 profissionais, cujos certificados foram entregues pelo reitor Demetrius David da Silva. Para ele, o convênio evidencia o compromisso da UFV com a educação de qualidade, de acesso universal e que contribua para o desenvolvimento social e econômico.

O coordenador da Cead, Francisco de Assis de Carvalho Pinto, também presente à cerimônia, destacou sua gratidão à Secretaria de Educação de Conceição do Mato Dentro, por compactuar dos princípios da UFV e do seu compromisso com a qualidade, dando à instituição todo o apoio para a realização de suas atividades. A secretária de Educação, Juliana Rajão, por sua vez, ressaltou a relevância da cerimônia: “pudemos celebrar e expressar a importância da iniciativa do município em firmar essa parceria e poder ofertar aos nossos cidadãos e à nossa região, de forma gratuita, o acesso de profissionais de áreas distintas a uma formação acadêmica de alta qualidade, por meio da conceituada e reconhecida UFV”.

Participaram ainda do evento os professores do Departamento de Administração e Contabilidade Suely Ramos Silveira, coordenadora da pós-graduação, e Wender Fraga Miranda, homenageado pelos concluintes do curso. Representando a prefeitura, esteve também na solenidade a vice-prefeita Ivete Ottoni Santa Bárbara de Abreu.

Convênio
Além da pós-graduação lato sensu, o convênio envolve a oferta do Curso Técnico Pós-Médio em Administração, que ainda está acontecendo e de quatro cursos de formação continuada, já finalizados: Cooperativismo, com 60 concluintes; Identificação, Salvaguarda e difusão do Patrimônio Cultural, com 32; Educação Inclusiva, com 101; e Curso de Educação, Alfabetização e Letramento: Perspectivas atuais para o ensino da língua materna e da matemática – Turma 1, com 85 concluintes. Esses dois últimos serão oferecidos mais duas vezes ainda neste primeiro semestre. Todos são gratuitos e envolvem a participação de professores dos três campi da UFV.

A secretária de Educação avalia o convênio como um motivo de muito orgulho para o município, que se preocupa com a qualidade do ensino, e tem por missão ser reconhecido como referência em educação de excelência. Por isso, pretende firmar um novo convênio, “com a oferta de mais opções de cursos para a cidade e região, promovendo o crescimento pessoal e construindo uma rede de profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho”. Alguns registros do evento podem ser conferidos no álbum de fotos.

Divulgação institucional
Fotos: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro