Cead comemora 15 anos com evento, palestra e minicursos 18 de agosto de 2016

Logotipo_COR_ CEAD 15 anos

Neste mês, a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está completando 15 anos de atuação. Para comemorar a data, divulgar o trabalho da Cead e, ao mesmo tempo, estimular o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática docente da UFV, será realizada uma série de atividades. Além da repaginação do seu site, no dia 31 de agosto, serão realizados minicursos variados, além da palestra da pioneira no Brasil em cursos a distância via Internet e doutora em Educação  pela USP  Dênia Falcão,  às 20h, na sede da Cead.

Para a diretora Silvane Guimarães Silva Gomes, esses 15 anos da Cead representam um grande avanço no processo educacional da UFV.  “Ao longo desse tempo, a universidade ampliou seu leque de atuação no processo de ensino aprendizagem, especialmente com a utilização de TICs aliadas às metodologias de ensino inovadoras. E a Cead teve – e tem – um papel importante nesse processo”, explica.

História

Dentre os fatos mais marcantes na história da Cead, a diretora cita a aprovação da no Edital nº 15/2010 pela Capes – Fomento ao uso das TICs nos cursos de graduação. Segundo ela, esse edital teve por objetivo a produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos para os cursos de graduação dos três campi da UFV (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba).  As atividades envolveram 165 pessoas, entre professores, tutores e estagiários, em 55 disciplinas de cursos variados.

Outra conquista importante foi a inauguração de sua sede em 2013, um edifício moderno, equipado com tecnologias de ponta, que consolidou,  segundo Silvane Gomes, o crescimento técnico da equipe multidisciplinar: “Sem dúvida, todos nós, que integramos a Cead (técnicos, professores e estagiários), temos a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, na medida em que esse convívio propicia o aprendizado nos aspectos técnicos das produções, na troca de saberes entre os diversos setores, nas interações contínuas, bem como no aperfeiçoamento e na busca de atualização na área tecnológica e pedagógica”.

Ela explica que a qualidade e o profissionalismo da equipe – “apesar de ainda pequena” – estão visíveis não só na capacidade de atender às demandas em disciplinas semipresenciais e cursos a distância de extensão, de graduação e de pós-graduação, mas também “em outras frentes de atuação, como no desenvolvimento de páginas da internet para a UFV, de aplicativos com fins educacionais, de portais e laboratórios virtuais, dentre outras atividades”.

silA diretora ressalta a importância das parcerias da Cead para o desenvolvimento de cursos a distância, com instituições nacionais e estrangeiras, como a FAO, os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e governo de Minas Gerais. As parcerias possibilitaram o aumento da oferta da capacitação profissional para diversos segmentos da sociedade (professores dos ensinos médio e superior, profissionais, auditores, produtores rurais, etc.).

Além disso, os recursos provenientes das parcerias permitem a viabilização da própria Cead. Isso porque, de acordo com a diretora, os recursos provenientes desses convênios “são indispensáveis para a manutenção do órgão, desde a aquisição de novos equipamentos e o custeio da produção de cada projeto até o pagamento das bolsas dos seus estagiários”. Silvane Gomes faz questão de destacar ainda que nada disso seria possível sem as contribuições dos ex-coordenadores da Cead, principalmente do professor Frederico José Vieira Passos, atual pró-reitor de Ensino da UFV, que foi fundamental na estruturação da equipe multimídia, na construção da sede da Coordenadoria e na formalização das principais parcerias, dentre outras conquistas.