Quem somos

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead): Conhecimento mais acessível


A Cead coordena, acompanha, assessora e oferece suporte técnico a todas as atividades desenvolvidas na área da educação a distância (EAD) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua também na disseminação do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em todas as etapas e modalidades do processo educacional (Resolução N° 6/2007).

Portanto, a Cead contribui para a democratização do conhecimento, principalmente daquele gerado na UFV, nas suas muitas áreas, em formatos adequados aos variados públicos e objetivos de cada curso, disciplina ou projeto que desenvolve. Isso se dá não só por meio da prática do ensino a distância e de disciplinas semipresenciais, mas também pelo desenvolvimento e manutenção de portais dedicados a segmentos específicos da sociedade e por meio da publicação digital Série Conhecimento.

Tais objetivos estão perfeitamente coerentes com a sua missão, que é: Oferecer apoio técnico e pedagógico em educação a distância de qualidade, com foco na democratização do acesso e da inclusão, pautado na ética e na responsabilidade social e científica.

Estrutura e recursos humanos


Para a realização de seu trabalho, a Cead dispõe de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) próprio, o PVANet, que oferece ferramentas e recursos importantes para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em diferentes áreas.

Em seus projetos, conta ainda com a estrutura e setores necessários, além da colaboração de professores e técnicos das mais variadas formações profissionais, a fim de que possam enriquecer com o seu conhecimento o processo educativo (da orientação pedagógica à produção de material didático). Eles atuam em conjunto com alunos de graduação e pós-graduação da UFV, na forma de estágio. Dessa forma, ao mesmo tempo em que obtêm o aprimoramento na sua área, esses estudantes ampliam o campo profissional e contribuem, de maneira decisiva, para o aumento do acesso da sociedade à educação.

Realizações e orientações


Ao longo de sua história, a Cead vem contando com importantes parcerias para o desenvolvimento de seus projetos, principalmente nos cursos de EAD. Dentre as diversos realizações e orientações oferecidas aos públicos interno e externo, estão:

  • Promoção periódica de cursos a distância ou semipresenciais a públicos variados;
  • Indicação de trâmites e procedimentos necessários para a abertura de processos acadêmicos na UFV para cursos em EAD e disciplinas semipresenciais;
  • Realização de oficinas e capacitações para a prática docente com o uso das TICs (introdução à EAD, produção de material didático, tutoria, metodologias ativas, etc.);
  • Orientação na construção da proposta pedagógica de cursos, disciplinas ou projetos de extensão;
  • Orientação e produção do material didático mais adequado, em função do público-alvo, da metodologia e dos objetivos instrucionais;
  • Apoio ao professor na organização e utilização do PVANet;
  • Incentivo às formas de interação estudante-tutor-professor, incluindo videoconferência e webconferência.