UFV inaugura canal para debater a Educação Superior mediada por Tecnologias Digitais 13 de maio de 2020

A UFV disponibilizará um novo canal para a promoção de webinários de diversos temas de interesse da comunidade universitária. Denominado UFV Web, o canal será inaugurado na próxima segunda-feira (18), com uma série de webinários que terá como tema geral a Educação Superior Pública mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

A iniciativa surgiu de uma proposta debatida entre a Coordenadoria de Educação Aberta e Distância (Cead) e a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), a partir da identificação, nesse momento de pandemia, da necessidade de se discutir com a comunidade universitária e demais interessados a questão da educação superior nas universidades públicas, mediada pelas TDIC.

A partir desse tema geral, foi instituída uma comissão para pensar o evento e elencar assuntos que contribuíssem para o processo de formação continuada dos docentes e, também, atendesse ao interesse da comunidade em geral. A comissão é composta pelos professores Francisco de Assis de Carvalho Pinto, da Cead, e Cristiane Aparecida Baquim, da PRE, como coordenadores; e os professores Bethania Medeiros Geremias (DPE), Gustavo Bastos Braga (DER), Marli Duffles Donato Moreira (DMA), Rafael Gustavo Rigolon da Silva (DBG) e Silvana Claudia Dos Santos (DPE).

Como destaca a professora Cristiane Baquim, “os sistemas de ensino de um modo geral, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, estão sendo incitados a pensar alternativas para manter o vínculo dos estudantes com as instituições de ensino, considerando o distanciamento social”. Isso motivou a UFV a ponderar os diversos fatores que estão envolvidos no processo de ensinar e aprender e a debater o uso das TDIC como ferramentas que podem tanto contribuir quanto comprometer ainda mais o acesso à educação nesse momento. “E como fazemos parte de uma universidade pública, pensamos em um evento que discuta essa temática de acordo com a nossa realidade”, afirmou.

Com esse objetivo, foram definidos oito webinários, que contemplam as seguintes temáticas:

• Fundamentos e conceitos da educação mediada por tecnologias digitais: possibilidades e limites;
  • O papel da equipe docente e do estudante na EaD;
  • Avaliação e certificação na EAD do Ensino Superior;
  • Infraestrutura tecnológica de acesso à internet no Brasil;
  • Metodologias e práticas educacionais mediadas pelas TDICs;
  • Políticas de EAD e financiamento: limites e possibilidades;
  • Formação de Professores para Integração das TDICs nas práticas educativas; e
  • Relatos de experiências: boas práticas de educação com uso de TDIC.

Serão dois eventos por semana, sempre às 16h, com duração máxima estimada de 1h30. Os temas serão debatidos com professores de universidades públicas que são referência nas temáticas elencadas. Os participantes poderão enviar perguntas pelo chat, no momento do evento, mas também terão a possibilidade de assistir à transmissão posteriormente, já que todos os webinários ficarão gravados.

O primeiro deles acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 16h, com a temática Fundamentos e conceitos da educação mediada por tecnologias digitais: possibilidades e limites. O assunto será debatido pelas professoras Catarina de Almeida Santos, Universidade de Brasília, e Araci Hack Catapan, da Universidade Federal de Santa Catarina, com a mediação da docente da UFV Silvana Cláudia dos Santos.

Já o segundo webinário acontecerá na quinta-feira (21), às 16h, com a temática O papel da equipe docente e do estudante na EAD. O assunto será debatido pelo professor José André Peres Angotti, da Universidade Federal de Santa Catarina, com a mediação da docente da UFV Marli Duffles Donato Moreira.

Para participar é preciso acessar os links dos webinários no Youtube, que serão divulgados semanalmente. O primeiro, do dia 18, poderá ser acessado pelo link: https://youtu.be/TF3TiXhcYBI. Já o segundo, no dia 21, ficará disponível no seguinte link: https://youtu.be/xkMcCV0MqV4.

Divulgação Institucional – campus Viçosa