Notícias


Série Conhecimento publica novo número sobre Metrologia e Instrumentação 7 de julho de 2023


A Série Conhecimento, editada pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), publicou um novo livro eletrônico: Metrologia & Instrumentação: Metrologia e a Incerteza de Medição. Escrito pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Álvaro Messias Bigonha Tibiriçá e Alexandre Martins Reis, o trabalho foi baseado, principalmente, na terceira edição do Guia para a Expressão da Incerteza de Medição publicado pelo Inmetro em agosto 2003 (ABNT, 2003) e no Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados (Inmetro, 2012).

Os autores esperam que a publicação seja uma ferramenta de consulta para os que buscam compreender o processo de relatar medições e estimar suas incertezas. Para acessar Metrologia & Instrumentação: Metrologia e a Incerteza de Medição, nas versões para leitura on-line e download, clique aqui.

A Série Conhecimento tem como objetivos resgatar e divulgar, de forma livre e gratuita, propostas metodológicas voltadas à mediação do conhecimento, fruto do trabalho docente na UFV. Toda a comunidade universitária pode conhecer o acervo e as normas de publicação acessando o site, que foi reformulado para facilitar o acesso às obras.