Série Conhecimento da Cead disponibiliza mais duas publicações 18 de dezembro de 2018

Planejamento: organização do trabalho docente é o mais recente lançamento da Série Conhecimento, coleção digital de publicações didáticas editada pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV. A publicação é de autoria dos graduandos Karla Helena Ladeira Fonseca, Elídia de Paula Pereira, Mateus Marcos Fortunato, Thayná Luana Borges e Valdirene de Jesus Ferreira, sob a supervisão da professora Maria Veranilda Soares Mota, do Departamento de Educação da UFV.

O trabalho procura destacar a importância do planejamento para o contexto escolar, que “deve ser pensado continuamente, tendo como base o público a que se destina. É preciso que o (a) professor (a) conheça sua turma e as especificidades apresentadas por cada um (a) de seus (suas) alunos (as), de maneira a planejar as suas aulas, visando ao processo de ensino-aprendizagem que garanta a participação deles”, segundo os autores. Planejamento: organização do trabalho docente está disponível para leitura ou download no site da Série.

Outra publicação disponível na Série Conhecimento é Subsídios para a Produção Integrada (PI), que reúne artigos variados sobre o tema. Organizada e editada pelo professor Laércio Zambolim, do Departamento de Fitopatologia, a publicação é resultado do convênio entre a UFV e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que promoveu diversos cursos sobre a PI para produtores rurais, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos de todo o país.

O Sistema de Produção Integrada Agropecuário da Cadeia Agrícola está focado na adequação dos processos para a obtenção de produtos vegetais de qualidade e com níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com a legislação sanitária, mediante a aplicação de Boas Práticas Agrícolas (BPA). Subsídios para Produção Integrada  também está disponível na página da Série Conhecimento.

Sobre a Série

A Série Conhecimento tem por principal objetivo resgatar o material didático elaborado para as salas de aulas da UFV, que poderia se perder, caso não fosse registrado. As publicações, também originadas de atividades de ensino desenvolvidas por departamentos e órgãos da UFV com a Cead,  têm outro propósito: não só estimular o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento, mas também ser importante referência de conteúdo didático para as disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da universidade.

Saiba mais sobre a coleção, os critérios e a submissão de originais, clicando na página da  série.