Nos Diálogos Musicais desta quinta-feira (8), professor da UFMG fala sobre orquestra e sinfonia 6 de novembro de 2018

Por dentro da orquestra – A música como enredo de uma história é o tema do encontro dos Diálogos Musicais na UFV desta quinta-feira (8), às 18h30, no auditório da Cead. Para falar sobre o assunto, convidado é o professor Antônio Lincoln Campos de Andrade, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antônio Lincoln de Andrade tem graduação em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1990); Master of Music Performance, pela University of Wyoming (1998), e Doctor in Music and Arts, pela University of Kansas (2002). Foi professor do Centro de Ensino Profissionalizante Escola de Música de Brasília, de 1982 a 2006. Atualmente, é professor adjunto da Escola de Música da UFMG.

Na sua apresentação, o professor pretende fazer uma reflexão sobre o surgimento e a formação da orquestra, associando esta evolução ao principal gênero ligado a ela: a sinfonia. A ideia é expor como um grupo instrumentos e seus respectivos instrumentistas podem contar uma história, sem dizer uma palavra. Confira o roteiro apresentado a seguir.

A realização dos Diálogos Musicais é da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) e  da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV, com o apoio da Funarbe e Facev. Os  interessados ainda podem se inscrever  pelo link: https://sistemas.cead.ufv.br/.

ROTEIRO – PALESTRA

PARTE I: Por dentro da orquestra

• Orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica
  • A origem e formação da orquestra
    • Os naipes e famílias da orquestra
  • A disposição da orquestra no palco
    • A orquestra barroca
    • A orquestra clássica
    • A orquestra romântica
    • A orquestra no século XX
  • Cordas/Madeiras/Metais e Percussão
  • A sinfonia: origem e evolução
    • Haydn: A Sinfonia no. 6, em ré maior, “Le matin”, I movimento
    • Mozart: A Sinfonia no. 1, em mib maior, I movimento
    • A sinfonia de Beethoven: A sinfonia no. 5, em dó menor, I movimento.

PARTE II: A música como enredo de uma história

• A Sinfonia do Adeus, de Joseph Haydn
  • A Sinfonia Haffner, de Wolfgang Amadeus Mozart
  • A Pastoral, de Ludwig van Beethoven
  • A Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz
  • A Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky

BIBLIOGRAFIA

Adler, Samuel. The Study of Orchestration.3rded. New York: W.N. Norton & Co., 2002.

Bennet, Roy. Trad.: Maria Teresa Resende Costa. Elementos Básicos da Música. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

__________. Trad.: Luiz Carlos Csëko. Instrumentos da Orquestra. 2ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2012.

Burrows, John, ed. Guia da Música Clássica. 3ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.

Daniels, David. Orchestral Music, a Handbook, 3rded. The Scarecrow Press, Inc, London, 1996.

Downes, Edward. Guide to the Symphonic Music. Walker and Company, 1981.

Mariz, Vasco. História da Música no Brasil. Civilização Brasileira, São Paulo, 1994.

Medaglia, Julio. Música, Maestro! Editora Globo, São Paulo, 2008.

Molina, Sidney. Música Clássica Brasileira Hoje. Publifolha, São Paulo, 2010.

Stedman, Preston. The Symphony, 2nd ed. Prentice Hall, New Jersey, 1992.