Diálogos Musicais abordam o ritmo, no encontro desta quinta-feira (29) 28 de novembro de 2018

Após um pequeno intervalo, os Diálogos Musicais da UFV estão de volta, nesta quinta-feira (29) tendo como tema um elemento fundamental da música que ainda não havia sido abordado nos outros encontros: o ritmo. O maestro Ciro Tabet e o pianista Rossini Ferrari serão os responsáveis pela palestra A Música Sincopada do Brasil. O encontro está marcado para as 18h30, no auditório da Cead. Confira o roteiro  da apresentação logo abaixo.

Ciro Tabet  é maestro da UFV, graduado e mestre em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também responsável pela criação de diversos corais em Juiz de Fora e Viçosa. Rossini Ferrari, por sua vez, é graduado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Práticas Interpretativas – Piano pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal, com intercâmbio na Alemanha.

Os Diálogos Musicais na UFV são uma realização da Cead e da Divisão de Assuntos Culturais da UFV, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com apoio da Funarbe e da Facev. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3899-2653.

A Música Sincopada do Brasil

ROTEIRO

1ª Parte:

– Introdução às figuras rítmicas

– Compassos

– Síncopes

2ª Parte:

– Panorama por compositores europeus e ritmos de danças folclóricas e populares

– O Nacionalismo de Villa Lobos e Camargo Guarnieri

3ª Parte:

– Ritmos brasileiros: origens e principais características