Notícias


Cead se associa a duas entidades de educação a distância do país 4 de julho de 2018


A Cead acaba de se associar a duas importantes entidades nacionais na área da educação a distância (EaD):  a Associação Universidade em Rede (UniRede) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Ambas as entidades têm grande representatividade no Brasil e no exterior, oferecendo benefícios e apoios distintos aos associados. A principal diferença entre as duas é que a UniRede está mais ligada às universidades federais, enquanto a Abed congrega instituições públicas e particulares.

A UniRede é um consórcio interuniversitário, criada em dezembro de 1999, com o nome de Universidade Virtual Pública do Brasil. Sua proposta era a luta por uma política de Estado visando à democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade e o processo colaborativo na produção de materiais didáticos e na oferta nacional de cursos de graduação e pós-graduação. Tem como finalidade “promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância” e, dentre os seus principais objetivos, está o de “desenvolver, mediante parcerias com instituições públicas e privadas, projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados à EaD”.

Atualmente, conta com cerca de 60 associados no país e mantém a revista Em Rede – Revista de Educação a Distância, criada em 2014, com classificações em Qualis Periódicos: B4 nas áreas de Ensino, Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; B5 nas áreas Psicologia, Educação, Interdisciplinar, Ciências Agrárias, Ciências Ambientais e Geografia; e C nas áreas de Ciência da Computação e Astronomia/Física. A UniRede também coordena um dos maiores eventos na área de EaD: o Congresso de Ensino Superior a Distância (Esud).  Este ano, o congresso (https://esud2018.ufrn.br/) acontecerá entre os dias 20 a 23 de novembro, no Rio Grande do Norte. Para saber mais sobre a UniRede: https://www.aunirede.org.br/portal/

 

Abed

Já a Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed – é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem e em educação a distância. Ela contribuiu, por exemplo, para a decisão do Ministério da Educação em criar o dispositivo legal para a EaD em nível superior, em 2005, autorizando instituições para o início de atividades no âmbito do ensino. Dentre seus principais objetivos, estão “incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância” e “apoiar a ‘indústria do conhecimento’ do país, procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos”.

Com 65 instituições associadas, anualmente, promove o Congresso Internacional de Educação a Distância, voltado para profissionais envolvidos na área. Este ano, será realizado o 24° CIAED – Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, de 03 a 7 de outubro, em Florianópolis (SC).

A Abed é responsável também pelo Censo EAD.BR, relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Trata-se de uma publicação anual, com o objetivo de mapear a abrangência da EAD no Brasil, em termos de distribuição geográfica e número de alunos atendidos em tipos de cursos e de instituições. Edita ainda a Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAD) (http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD), publicação eletrônica interativa, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis.           

Para saber mais sobre a Abed, acesse: http://www.abed.org.br/site/pt/