Cead lança cursos de extensão e de capacitação a distância em fluxo contínuo 4 de março de 2022

A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) começará a oferecer cursos com inscrições em fluxo contínuo pelo Portal EaD da UFV, sem a necessidade de formação de turma. O primeiro deles, Curso Básico de Linux, já está com inscrições abertas. Com carga horária de 30 horas, ele é gratuito e direcionado à comunidade universitária e ao público externo.

Curso Básico de Linux é coordenado pelo professor Marcos Heil, do Departamento de Engenharia Agrícola, e vem acontecendo desde 2011, totalizando até agora 22 turmas com 347 alunos certificados. No sistema de fluxo contínuo, o número de inscrições é ilimitado e o curso oferecido até quando a equipe coordenadora desejar.

O diretor da Cead, professor Francisco de Assis de Carvalho Pinto, conta que “este serviço permitirá atender a um anseio antigo da comunidade, que é oferecer cursos de extensão (público externo) ou de capacitação aos servidores e alunos (público interno) da UFV, sem a necessidade de formar uma turma específica”. Esses cursos, segundo ele, “se caracterizam por ser autoinstrucionais e com todas as etapas automatizadas, desde a inscrição até a emissão do certificado”. O diretor da Cead adianta que estão em fase de finalização ou adaptação para inscrição em fluxo contínuo os seguintes cursos:

• Programação em Fortran (curso de extensão)
  • Fitoterapia baseada em evidências (curso de extensão)
  • Introdução ao PVANet Moodle (capacitação interna)
  • Captação de recurso para pesquisa: experiências e práticas (capacitação interna)
  • Boas práticas em gestão e fiscalização de contratos administrativos (capacitação interna)
  • Chuveiro e lava olhos de emergência (capacitação interna)

Os interessados em lançar cursos pelo Portal EaD devem entrar em contato pelo e-mail cead@ufv.br

(DDI-DCI/UFV)