Cead e DEM produzem vídeo sobre uso de equipamento de proteção individual por profissionais de saúde 26 de março de 2020

A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), em parceria com o Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da UFV, realizou um vídeo sobre colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais da saúde para cuidado de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

O vídeo foi produzido a partir da demanda de profissionais de saúde de diferentes regiões do país que vinham solicitando treinamentos relacionados ao assunto, que, inclusive, já havia sido abordado em um folder divulgado por professores do DEM. Seu objetivo é prevenir a contaminação inadvertida dos profissionais da área de saúde. Para isso, fundamenta-se em evidências científicas disponíveis na literatura. Além dos profissionais de saúde, o vídeo tem como público-alvo professores e estudantes da área no processo ensino-aprendizagem da técnica de colocar e remover EPIs.

Para João Vitor Andrade, residente em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, a produção da UFV é uma grande contribuição para os profissionais da saúde, sobretudo nesse momento. “Mesmo que o uso de EPIs seja algo essencial em nossas práticas, por vezes os negligenciamos ou realizamos sua colocação e/ou retirada de maneira errada. E isso, sem dúvida, é um agravante e potencializador de contaminação, uma vez que, durante a remoção incorreta, podemos ter contato com gotículas/secreções e assim nos contaminarmos”.

A professora Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, considera o vídeo de extrema relevância para o enfrentamento da pandemia por Covid-19. “Sabe-se que os profissionais convivem diariamente com os riscos de contaminação e, para reduzir sua exposição, é fundamental o uso correto dos EPIs. De forma simples e didática, o vídeo nos mostra a paramentação adequada, conforme preconizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Ele traz contribuições para os enfermeiros e outros profissionais de saúde que estão na linha de frente do cuidado nos diversos cenários assistenciais, e para os estudantes que ainda estão desenvolvendo habilidades”.

Os responsáveis pelo conteúdo do vídeo, que pode ser conferido no YouTube, foram os professores Luciene Muniz Braga, Cristiane Chaves de Souza e Pedro Paulo do Prado Junior, todos do DEM.