Algodão no Cerrado é tema de publicação da Série Conhecimento 12 de julho de 2019

A Cead, por meio da Série Conhecimento, está lançando uma publicação inédita na UFV: Algodão no Cerrado: Logísticas e Operações Práticas. O autor é o professor do departamento de Fitotecnia Paulo Geraldo Berger, especializado nessa cultura. Para elaborar o material, o professor passou cerca de seis meses acompanhando o trabalho do Grupo Terra Santa Agro, no Centro-Oeste do Brasil, a fim de realizar descrições práticas das tecnologias utilizadas no manejo do algodoeiro no Cerrado.

Dividido em dois volumes (Do planejamento agrícola à aplicação de reguladores de crescimento e Do manejo integrado de pragas à comercialização da fibra), o trabalho foi realizado com a colaboração da professora Tricia Costa Lima, da Universidade do Estado de Mato Grosso, e do  gerente de Planejamento da Terra Santa Agro, Rodrigo Oliveira.

Segundo o professor Paulo Berger, o objetivo da obra é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o correto manejo prático da cotonicultura. “O que se pretende é que os alunos, ao final do curso, possam ter uma visão crítica sobre o que a teoria descreve e o que o campo realiza. Quando chegarem ao mercado de trabalho, eles terão segurança para fazer uma comparação bem embasada entre esses dois aspectos”.

A publicação está disponível para leitura on-line ou download  gratuito na página da Série Conhecimento: Volume 1 e Volume 2.

Sobre a Série

Criada pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, a Série Conhecimento tem por principal objetivo resgatar o material didático elaborado para as salas de aulas da UFV, que poderia se perder, caso não fosse registrado. As publicações, também originadas de atividades desenvolvidas por departamentos e órgãos da Universidade com a Cead, têm outro propósito: não só estimular o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento, mas também ser referência de conteúdo didático para as disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.

Saiba mais sobre a coleção, os critérios e a submissão de originais, clicando na página da  série.