ZAP
Zoneamento Ambiental e Produtivo

A aplicação da metodologia ZAP permite uma avaliação preliminar do potencial de adequação de uma sub-bacia hidrográfica. É o primeiro passo para efetivar o processo de adequação propriamente dito, que envolve a elaboração de planos, pactos e ações e a definição de indicadores para acompanhamento e avaliação.

Este curso tem por objetivo capacitar o participante na aplicação da metodologia ZAP, abordando conteúdos relacionados às três grandes etapas que envolvem o Zoneamento Ambiental e Produtivo: definição de unidades da paisagem; levantamento do uso e ocupação do solo, e diagnóstico da disponibilidade hídrica da sub-bacia.

Produtores rurais, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de conhecimento envolvidas.

Critério de seleção dos candidatos: além da ordem de inscrição, será dada preferência será àqueles participantes que tenham maior capacidade de multiplicação do conhecimento obtido no curso (sindicatos e associações rurais, órgãos públicos de ATER, etc.).

Capacitar o cursista na aplicação da metodologia ZAP, abordando conteúdos relacionados às três grandes etapas que envolvem o Zoneamento Ambiental e Produtivo: definição de unidades da paisagem; levantamento do uso e ocupação do solo; e diagnóstico da disponibilidade hídrica da sub-bacia.

MÓDULO 1

  • Introdução às ferramentas de gestão do território – CAR, ISA, ZAP, ZEE

MÓDULO 2

  • Introdução ao arcabouço da política ambiental direcionada ao setor agropecuário e florestal – Política Nacional do Meio Ambiente
  • Política Nacional e Estadual dos Recursos Hídricos
  • Código Florestal e a nova Lei Florestal Mineira – Área Rural Consolidada, Área de Preservação Permanente (APP), Atividades de Interesse Social, Atividades de Baixo Impacto, Áreas de Uso Restrito, Reserva Legal (RL) Cota de Reserva Ambiental (CRA)

MÓDULO 3

  • Noções básicas de cartografia
  • Noções básicas de sensoriamento remoto
  • Noções básicas de geoprocessamento – QGIS
  • Noções básicas de GPS
  • Tratamento de imagens de satélite
  • Delimitação de Sub-bacias hidrográficas
  • Delimitação de APPs
  • Identificação dos vários Usos do Solo na Sub-bacia Hidrográfica, utilizando ferramentas de TI
  • Cálculo da área de cada Polígono gerado, para cada Uso
  • Inserção de Atributos para cada Uso identificado

MÓDULO 4

  • Caracterização Integrada de Unidades Ambientais (Pedologia, Geologia, Geomorfologia)
  • Conceitos básicos de ecologia

MÓDULO 5

  • Apresentação geral da metodologia ZAP
  • Obtenção e extração de informações de Mapas de Solo, Geomorfologia e Geologia de Sub-Bacia Hidrográfica
  • Delineamento das Unidades de Paisagem
  • Identificação das Potencialidades e Limitações de Uso para cada unidade de paisagem

MÓDULO 6

  • Apresentação de Metodologia de disponibilidade hídrica (outorga e vazão)
  • Demanda do Uso de Água – Outorgas (IGAM/SEMAD)
  • Apresentação da Planilha EXCEL com dados dos Trechos (IGAM) e inserção dos dados de outorga
  • Estudo da disponibilidade hídrica da Sub-Bacia por Trecho
  • Mapa com a identificação dos Trechos com Déficit e Superavit de Água

MÓDULO 7

  • Plano de ação de adequação de sub-bacia

 

Será oferecido em caráter de curso de curta duração, na modalidade a distância, com carga horária total de 120 horas. Todo o material didático será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da Cead.

Constará do material didático: texto para impressão, aulas narradas e exercícios para treino.
No caso do curso com acompanhamento, os alunos terão o apoio de tutores, para esclarecimento de dúvidas por meio de sistema de e-mail e outras ferramentas de comunicação.

Coordenação geral:
Elpídio Inácio Fernandes Filho
Frederico José Vieira Passos

Revisores Técnicos:
Adriana Monteiro da Costa
Elpídio Inácio Fernandes Filho
Pedro Christo Brandão

Conteudistas:
José Mário Lobo Ferreira (Epamig);
Maurício R. Fernandes; Ênio Resende de Souza, Thales Rodrigo do Carmo Pinto, Rejane Beatriz Mendes, Luísa Brasil (Emater),
Patrick Maury (Acord. Coop.)
Luciana Machado Oliveira, Luiz Marcelo de Aguiar Sans (Unifemm)
Adriano Luís Schünemann
Gabriela C. R. Rinco
Júlio Cesar Oliveira (UFV)
Adriana Monteiro da Costa (UFMG)