Notícias


Inscrições para curso sobre CAR se encerram nesta sexta-feira 25 de novembro de 2016


logo-car

Terminam, nesta sexta-feira (09), as inscrições para o primeiro curso do projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural, uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a UFV, via Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Trata-se do Cap-CAR, Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que será implementado na modalidade a distância, como os demais cursos. O CAP CAR foi desenvolvido por meio de parceria entre o MMA e Universidade Federal de Lavras, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e o Serviço Florestal Brasileiro. O CAR é um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

Estão sendo oferecidas 5 mil vagas, na opção de estudo de curso livre, gratuitamente para facilitadores que atuarão na inscrição de imóveis rurais no CAR, prioritariamente, dos agricultores familiares. Na seleção dos candidatos, portanto, será dada preferência àqueles participantes com maior capacidade de multiplicação do conhecimento obtido no curso.

Os interessados devem se inscrever no portal do projeto, onde podem ser obtidas mais informações. O início do curso está previsto para 12 de dezembro, com duração de até três meses. Outros detalhes pelo telefone (31) 3899-1011 ou pelo e-mail:gtr.cead@gmail.com

Sobre o projeto

Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Rural envolve ainda um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos, e identificação de oportunidades. Também haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria MMA e UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.