Notícias


Cead lança publicação com receitas para celíacos na Série Conhecimento 21 de julho de 2020


Receitas 3S: Sem glúten, Saudáveis e Simples é o mais recente lançamento da  Série Conhecimento, da Cead. Elaborada por estudantes de graduação do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV, sob a coordenação da professora Mirella Lima Binoti, a publicação apresenta receitas saudáveis e práticas não só para a população e estudantes da área, mas principalmente para os portadores da doença celíaca. Essa é uma doença intestinal autoimune, desencadeada pela ingestão do glúten (presente em alimentos, como trigo, cevada, centeio e malte), em indivíduos predispostos geneticamente.

O trabalho é resultado do Pró-celíaco II: Oficinas Culinárias para autonomia e resgate do lazer social do portador de Doença Celíaca, projeto de extensão do DNS, iniciado em 2013, pela então professora Ana Vládia Bandeira Moreira e, atualmente, coordenado pela professora Mirella Binoti. Seu objetivo é subsidiar ações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes celíacos e/ou portadores de desordens intestinais, por meio de oficinas sistemáticas para discussão de temas relacionados à doença, dificuldades de adesão à dieta e aspectos relacionados à rotina diária.

Você pode acessar Receitas 3S: Sem glúten, Saudáveis e Simples, nas versões para leitura on-line e download, clicando aqui.

Sobre a Série

Criada pela Cead, a Série Conhecimento tem por principal objetivo resgatar o material didático elaborado para as salas de aulas da UFV, que poderia se perder, caso não fosse registrado. As publicações, também originadas de atividades desenvolvidas por departamentos e órgãos da Universidade com a Cead, têm outro propósito: não só estimular o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento, mas também ser referência de conteúdo didático para as disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.

Saiba mais sobre a coleção, os critérios e a submissão de originais, clicando na página da  Série.