Dúvidas


01. Os cursos a distância da UFV são totalmente on-line?
Depende do projeto pedagógico de cada curso. Alguns são totalmente a distância enquanto outros exigem encontros presenciais para avaliações e atividades práticas.
02. Os cursos a distância da UFV oferecem diploma?
Ao término das atividades didáticas, o aluno recebe certificado ou diploma compatível com o tipo de curso desenvolvido. (Não estão incluídos os cursos de curta duração oferecidos no portal do Espaço do Produtor).
03. Quais são as exigências para se inscrever em um curso a distância da UFV?
Cada curso apresenta pré-requisitos específicos. As formas de acesso vão desde o vestibular à inscrição imediata on-line. Ao escolher o curso de sua preferência, confira todas as informações da página específica ou entre em contato com a CEAD: (31)3612-1251 ou cead@ufv.br.
04. Quais as mídias utilizadas nos cursos a distância da CEAD?
Todos os cursos utilizam o PVANet, o ambiente virtual de aprendizagem da UFV. Neste ambiente o professor poderá incluir as mais diversas mídias: texto para leitura e impressão, animações, simulações, vídeos, áudio-aula, entre outras.
05. Os cursos oferecidos pela CEAD são pagos ou gratuitos?
Alguns cursos são pagos; outros gratuitos. Por favor, verifique esta informação na página específica do curso.
06. Caso eu tenha problemas na impressão do boleto nos cursos pagos, o que devo fazer?
Entre em contato com a CEAD: cead@ufv.br
07. Qual a diferença entre os cursos presencial e semipresencial?
Presencial quer dizer que todas as aulas exigem a presença do aluno. Já no curso semipresencial, há momentos presenciais e outros a distância. Nas atividades a distância, o estudante utiliza o ambiente virtual de aprendizado PVANet.
01. Existem restrições em relação à configuração do computador para acessar o PVANet?
Para conferir a configuração mínima do computador, clique aqui.
02. O PVANet pode ser acessado de qualquer lugar?
Sim. Os usuários podem utilizar computadores da UFV ou de suas residências, de Viçosa ou de qualquer outra cidade. Basta estar conectado à internet.
03. Quais as formas de acesso ao PVANet?
Alunos e professores podem acessar o PVANet pelo endereço eletrônico: https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet ou pelo site da UFV. Para os professores, o login é feito com seu número de matrícula (sem o dígito) e a senha utilizada no sistema RADOC da UFV. Os alunos de cursos regulares da UFV devem usar o mesmo login e senha do SAPIENS e não esquecer de colocar “es” na frente do número de matrícula. Para os alunos de cursos a distância que não possuem matrícula na UFV, são necessários o CPF e a senha escolhida no momento da inscrição.
04. Quais os softwares necessários para acessar o PVANet?
Sistema Operacional (Linux ou Windows), Plug-in Flash Player, Adobe Acrobat Reader (ou semelhante) e navegador (Internet Explorer, Mozilla, Chrome, etc.).
01. Quem pode se matricular nas disciplinas da UFV que estão no PVANet?
Apenas os alunos regulares da UFV, matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.
02. Quem pode oferecer disciplinas no ambiente de aprendizagem da UFV?
Qualquer professor da UFV pode cadastrar sua disciplina de graduação ou pós-graduação no PVANet.
03. Os alunos podem alterar o conteúdo de uma disciplina que está no PVANet, uma vez que possuem acesso a ela?
Não. Existem diferentes níveis de permissão de acesso ao material. Os alunos podem ler, mas não modificar o conteúdo da disciplina. Entretanto, o professor pode autorizar determinados estudantes a realizar outras tarefas nesse espaço, como incluir ou excluir conteúdos.