Coordenação Pedagógica

Formar coordenadores pedagógicos, ampliando suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos, e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

Geral:
Formar coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos, e atividades  no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

Específicos:

    • Promover a reflexão sobre o trabalho pedagógico e gestão democrática que favoreçam a formação cidadã do estudante;
    • Possibilitar a vivência de  processos de produção de conhecimento que busquem uma melhor compreensão da escola em suas determinações;
    • Estimular o desenvolvimento de práticas de coordenação do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;
    • Contribuir para a reflexão e a prática do coordenador pedagógico junto ao professor na realização do processo de ensino-aprendizagem;
    • Possibilitar o aprofundamento dos debates  sobre a construção coletiva do projeto pedagógico, bem como da articulação, integração e organização das ações pedagógicas.

Coordenadores Pedagógicos eou profissionais que exerçam função  equivalente e integrem a equipe gestora da Escola de Educação Básica.

Código Disciplina Carga Horária
 
Módulo 1
DPE 588 Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) 15 horas
DPE 589 Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico 30 horas
DPE 591 Projeto Político-Pedagógico e Organização do Ensino 45 horas
Módulo 2
DPE 592 Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar 45 horas
DPE 593 Avaliação Escolar 45 horas
DPE 595 Práticas e Espaços de Comunicação na Escola 45 horas
Módulo 3
DPE 594 Aprendizagem Escolar e Trabalho Pedagógico 45 horas
DPE 596 Políticas Educacionais e Gestão Pedagógica 45 horas
DPE 598 Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

Coordenação geral:
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
Pedagoga e mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa.

Maria das Graças Soares Floresta
Pedagoga e mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa.

Professores:
Carlos Vasconcelos Farias
Denílson Santos de Azevedo
Dileno Dustan Lucas de Souza
Edgar pereira Coelho
Joana D’arc Germano Hollerbach
Lélis Maia Brito
Lucimar Souza Cunha
Marcelo Loures dos Santos
Maria das Graças Soares Floresta
Maria Veranilda Soares Mota
Milton Ramon Pires de Oliveira
Rita de Cássia de Souza
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

Tutores
Adair André da Silva
Andrea Pereira de Assis
Ângela Maria Garcia
Carmem Inez de Oliveira
Célia Marta Vieira de Figueiredo
Gláucia Andréa Resende Vieira
Heloisa Raimunda Herneck
Keila Aparecida Izidoro Lacerda
Leililene Antunes Soares
Lúcia Helena Rodrigues
Luciana Margarete Mendes Rocha Alves
Luiza Lúcia e Silva Santana
Magna Maria Lima
Maria do Carmo Fontes
Marlize Talma de Souza
Natália Rigueira Fernandes
Simone Kátia da Silveira Gomes
Tatiana de Miranda Costa

 

Apoio Administrativo e Suporte Tecnológico
Lúcia Helena Rodrigues
Lélis Maia Brito

A base da comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor e a construção de conhecimento será via web, com a utilização do PVANet. Na arquitetura desse ambiente virtual de aprendizado será disponibilizado um espaço próprio para cada disciplina. O PVANet está conectado com o SAPIENS sistema acadêmico da UFV, o que facilita a troca de informações entre eles. As várias mídias e atividades a serem utilizadas no curso serão apresentadas a seguir.

Informações gerais: Cada disciplina no PVANet tem espaço específico para a sua apresentação, onde são incluídos os objetivos instrucionais da disciplina, programa analítico, sistema de avaliação e referências. Qualquer outra informação complementar também poderá ser incluída nesse espaço.

Conteúdos: No espaço do PVANet de cada disciplina são disponibilizadas as seguintes formas de conteúdo, que devem ser apresentadas de maneira complementar e integrada.
– Apostila para impressão e leitura: para cada disciplina será preparada e editada uma apostila para atender ao público do curso na modalidade a distância. Além do conteúdo, serão apresentados comentários motivadores, temas para debate em grupo, exercícios resolvidos ou propostas para soluções de problemas reais. Ilustrações e endereços eletrônicos de referência também estão incluídos. A apostila é disponibilizada no formato pdf para ser consulta e impressão.
– Videoaulas: são preparados dois grupos de videoaulas para as disciplinas. Um primeiro grupo, organizado na forma de vídeos, fotos narradas e/ou animações em Flash, tem como objetivos a complementação de informações, a apresentação virtual de atividades práticas e a facilitação do entendimento de conceitos. O segundo grupo, formado por apresentações narradas, tem como especial objetivo a motivação do estudante para o debate, o estudo e a construção do conhecimento. Todos os materiais são em formatos e tamanhos que permitam sua disponibilização via web, sob demanda. Para os estudantes que não dispuserem de conexão internet banda larga, será preparado e disponibilizado CD-ROM.
– Videoconferência: para facilitar a utilização das competências nos diferentes campi da UFV são instaladas salas de videoconferências em Florestal e em Viçosa. Estas salas são utilizadas nos encontros presenciais obrigatórios e em qualquer outro que se achar necessário.
– Biblioteca: construída com endereços URL e textos pdf, há uma biblioteca eletrônica de cada conteúdo para facilitar o acesso dos estudantes à informação. Neste espaço, os estudantes têm permissão para incluir conteúdos de interesse para os colegas.
– Mural: reservado para que os estudantes disponibilizem seus projetos, nas formas parciais e finais, para análise dos demais alunos.
– Relembrando: No espaço relembrando, espera-se incluir conteúdos que permitam o nivelamento de conhecimento dos estudantes.

Comunicação: para a comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor, são utilizadas as seguintes ferramentas:
– Correio eletrônico: Um sistema próprio permite a facilidade na troca de mensagens, envio de arquivos e o seu gerenciamento da troca de informações. No ambiente, é possível a formação de grupos, a constatação se o usuário leu a mensagem recebida, entre outras características. Os estudantes são estimulados a não acumular dúvidas.
– Fórum: Uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Para cada tópico abordado nas disciplinas é proposto um debate que envolva, obrigatoriamente, estudantes, tutores e professor. Sua grande vantagem é ser uma ferramenta de comunicação assíncrona, o que permite um debate duradouro e eficiente, quando bem conduzido e motivado.
– Chat: Permite que professores, tutores e – se permitido – também os estudantes abram salas de debate. Como qualquer chat, permite a comunicação síncrona. Para garantir o uso de espaço e o estreito contato entre estudantes e tutores, cada tutor terá, obrigatoriamente, horários fixos de atendimento no PVANet. Nestes horários, ele estará em sala específica, conhecida pelos estudantes.
– Mensageiro instantâneo: Permite a comunicação rápida entre duas pessoas em qualquer ponto do PVANet.
– Perguntas&Respostas: Os estudantes são estimulados a apresentar suas perguntas neste ambiente, que podem ser respondidas pelo professor, por outro aluno ou levada para debate no fórum.
– Projetos: Com o curso centrado no aprendizado baseado em projetos, eles têm espaço e tratamento especiais no PVANet. Os estudantes são cobrados a apresentar cada projeto em diferentes fases. Esta é uma prática importante para garantir a disciplina e a execução das atividades. Para cada fase apresentada, os estudantes devem tomar conhecimento e apresentar comentários sobre o seu conteúdo nos fóruns. Além do aspecto prático, os projetos têm a importante função de facilitar a interdisciplinaridade.
– Avaliação: Além das avaliações presenciais, os estudantes fazem avaliações on-line. O PVANet permite que professores criem avaliações com diferentes tipos de questões: abertas, múltipla escola e falsas ou verdadeiras. Elas podem ter horários marcados para início e término. São obrigatórias, no mínimo, 20% da pontuação total em avaliações on-line.
– Gerenciamento de acesso: O PVANet permite a identificação dos usuários que acessaram ou não, em um determinado período de tempo, o espaço da disciplina, os dias acessados e o número de acessos. Possibilita ainda identificar com rapidez os estudantes que fizeram determinada avaliação.
– Secretaria: Para permitir o fácil aceso dos estudantes à coordenação do curso, seus direitos e deveres, apresentados no Regime Didático proposto e aprovado nos Conselhos da Universidade, há o espaço Secretaria. Aqui, os alunos têm todas as informações gerais sobre o curso.

Na distribuição das cargas horárias são consideradas as atividades de leitura, videoaulas, estudos dirigidos e os projetos práticos. São priorizadas as atividades cooperativas, com os estudantes divididos em grupo. Nas atividades dirigidas, além do material impresso e narrado (vídeos e videoaulas), são utilizadas ferramentas de debate síncronas (sala de bate-papo) e assíncronas (fórum, correio eletrônico, perguntas e respostas, entre outras) – tudo via PVANet. Os estudantes são estimulados a preparar conteúdos de divulgação, para debate entre os diversos grupos de alunos.

Será concedido certificado de conclusão do curso pela Universidade Federal de Viçosa ao aluno que:

– Obtiver desempenho igual ou superior a 60% no cômputo das avaliações;
– Cumprir todas as etapas do conteúdo programático no prazo definido para a realização do curso;

  • Período do Curso: Não há previsão
  • Carga Horária: 375 horas
  • Informações e Dúvidas: gestoresufv14@gmail.com (31) 3899-1386